quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Poema "ANTES DE MIM"

Poema lido hoje, sábado, dia 07-agosto-2021 (sábado), no programa "As Nossas Raízes" da Cidade Hoje Rádio, da autoria e apresentação de Manuel Sanches e Suzy Mónica.



ANTES DE MIM


Olho a bússola de frente,
Peço-lhe que me oriente
Neste plano inclinado,

Que me diga onde beber
Onde nasce a minha fonte,

Para que possa crescer
Onde crescem as asas
P’ra voar no horizonte.

Assim voo e cresço
Ando de estrela em estrela
E no sossego permaneço.

José António de Carvalho, 04-agosto-2021
Pintura de Ícaro - Wikimedia


(...)
Após a morte do Minotauro, Dédalo ficou preso, juntamente a seu filho, no labirinto. Então construíram asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de pássaros de diversos tamanhos, moldando-as com as mãos para ficarem como asas de verdade. Dessa forma, conseguiram fugir do labirinto. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do Sol, para que não se lhe derretesse a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois este poderia deixá-las mais pesadas. No entanto, Ícaro não ouviu os conselhos do pai e, tomado pelo desejo de voar próximo ao Sol, acabou por se "despenhar", caindo no mar Egeu. Afogou-se, por fim, na área que hoje leva o seu nome, o Mar Icariano perto de Icária, uma ilha a sudoeste de Samos. (...) (Fonte: Wikipedia)








Sem comentários:

Enviar um comentário