terça-feira, 25 de julho de 2023

Poema "NO GUME DAS PALAVRAS"


NO GUME DAS PALAVRAS

As palavras são uma corrente,
eterna caminhante, e deslizante.

Elas são mágicas,
são sol, são água, são sal.
São tudo de bem
e são todo o mal.

Sejam condescendentes quando as uso
embrulhadas e imprudentes,
pela imprudência que em mim mora;

pelo que sou hoje
ou pelo que fui,
pelo que quero ser
ou deixei de ser,
pelo que deveria ter sido,
ou somente,
pelo que deveria ser agora.

Perdoem-me as faltas em palavras
e as palavras em falta.
Estas lacunas brutais também me definem.
Às palavras repreendo-as,
aprendo-as, mas esqueço-as
quando de mim fogem assustadas.

Ah… e as palavras douradas que se perdem
nos recônditos esconderijos do meu jeito,
são redondas. Sempre assim redondas…
São elas que me alimentam e definem…
São elas que me rasgam por dentro
quando se evadem do meu peito.

Talvez, talvez…
a razão para que tantas vezes
fique apenas por meias-palavras…

José António de Carvalho, 24-julho-2023
Pintura de António Miranda



2 comentários: