terça-feira, 19 de março de 2019

Poema - DIA DO PAI


DIA DO PAI


O tempo vai passando e leva tudo consigo.

Olho à minha frente e não te vejo diante de mim
Olho a um lado e ao outro, e também não te vejo
Volto-me pra trás e vejo o futuro, os filhos.

Estou na linha da frente, contigo no pensamento
E com esta saudade que é cada vez maior
Como o monte que ali vejo, a norte.

Vê como está o carvalho que me ajudaste a plantar…
Nele vejo a primavera e também a saudade
Desse tempo distante e que me é tão próximo,

Do tempo em que nos juntávamos
E que não se via ninguém à frente e ninguém atrás
Estávamos juntos em alegria e paz

Agora resta a boa sombra do carvalho pró Verão
E esta saudade que não se vai
Como seria hoje o nosso Dia, Pai…

José António de Carvalho
19 de março 2019



4 comentários:

  1. Esse sentimento de Saudade eu considero perfeito,Mesmo que sejam de lágrimas, mostra que existiu.
    Parabéns ao Mestre das Letras nessa lindíssima homenagem pelo dia do Pai. Forte abraço ao amigo.
    Efigênia Coutinho Mallemont

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, querida amiga Efigênia Coutinho Mallemont! O carvalho foi plantado por mim e por ele, com o sentimento de prolongar no tempo a nossa ligação, e pelas gerações futuras se o entenderem. E, de facto, ele está ali, muito jovem ainda e forte, apesar de já ter cerca de 20 anos! Forte abraço para si, amiga poetisa!

    ResponderEliminar