domingo, 17 de março de 2019

Poema "Vida e Mar" (soneto)

Poema lido na Expoética-2019 - Braga, pela Dr.ª Aida Alves, Diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva



Vida e Mar

Sou um pacífico ribeiro pequeno
Que ao largo rio vou desaguar
E em deslizar sinuoso e sereno
Lá seguimos prá abraçar o mar.

Prodigioso mar da minha vida
Tão periclitante, belo e profundo,
A permanente ameaça incontida
Acabará contigo e com o mundo.

O que vos fazem magnânimos mares…
Se belos e intensos versos inspirais
Porque escondeis resíduos nucleares?

Pobre Homem que no mar tudo lançais
Pela ganância para prosperares
Agora, e no futuro não pensais!...


José António de Carvalho






4 comentários:

  1. Parabéns ao Escritor, belíssimo momento Poético num Soneto.
    Obra maior de nossa Literatura quando versado. Um abraço ao amigo além Mar.Efigenia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, poetisa amiga Efigénia Coutinho Mallemont! O mar e a natureza em geral, são sempre uma grandes fontes de inspiração, pela sua beleza e grandiosidade! Grande abraço para além mar!

      Eliminar
  2. Um belo soneto que li e reli.Tinha-,me sido dado para declamar,o tarde da hora roubou-me ao local e triste fiquei.Muitos parabéns ao poeta.As minhas desculpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga Teresa Teixeira! Estabelecemos as nossas prioridades, e a sua naquele momento era outra. Surgirão outras igualmente importantes! Muito obrigado!

      Eliminar