sábado, 6 de julho de 2019

Poema "ABRE-ME E LÊ-ME"


ABRE-ME E LÊ-ME


Cabem todas as letras em mim
Todas as palavras e parágrafos
Ideias fenomenais, descobertas espantosas
As guerras e os silêncios mais brutais.

Cabe em mim ainda outro mundo
O céu e as estrelas, todas as constelações
O cheiro da terra lavrada e da manhã orvalhada
A cabra ordenhada no frio de qualquer madrugada.

Cabe em mim a ostentação e a hipocrisia
A tristeza e a pobreza
A persistência da minhoca
Quando perfura a terra dura.

Cabe em mim a dor de barriga, o filho abandonado
e lançado no contentor do tempo
O desespero, a loucura, a dor, a pobreza.

Cabe em mim a maior história de amor
A maior traição, o verso bem rimado
O poema ritmado, o texto ainda inacabado.

Cabe a minha história sem história
A do Homem e a sua memória
Mesmo não tendo glória
Tem a que a memória não perdeu.

Cabe o teu ou outro qualquer amor
O teu e o nosso pedaço de céu
Um amor assim, que resiste
O romance que insiste
Um amor que sofre e persiste
Mas que não morreu…

José António de Carvalho, 06-julho-2019
Foto: Concurso de poesia "Horizontes da Poesia"






8 comentários: