sábado, 18 de novembro de 2023

TEXTO "MUITO"

MUITO

Muito quero adormecer as ideias que entorpecem o meu caudaloso sentir, e que me remexem as palavras e as folhas de outono, que são memórias amareladas e cinzentas, cobertas de bolores nascidos com os orvalhos. São folhas prestes a desfazerem-se da sua estrutura e do seu contorno na chegada do inverno, numa passagem daquilo que fora viva vida. As cores doces e a beleza dos efeitos por si só não bastam.

Enfim!...

Não será pedir muito a mim mesmo, que mais não seja do que sentir apenas o que quero e de, em algumas coisas, fazer apenas o que me dá prazer fazer. E matar literalmente os versos coxos de sentimento. Nem que para isso tenha que arrancar as folhas mortas e desfeitas do livro inexistente, que se abre das sombras do efeito e defeito do meu peito.

Já quase ressurgi em novo livro como os cogumelos a refletirem o luar nas noites claras de outono. Mas depois penso: como há tantos cogumelos iguais nesta altura, e são tão poucos aqueles que são saudáveis.

Não me falem mais de belos outonos!...

José António de Carvalho, 17-novembro-2023
Foto do Parque dos Loureiros - Vermoim







2 comentários: