domingo, 20 de julho de 2025

O PATINHO JIMI 
APAIXONA-SE


A lagoa cheia de água límpida à chegada do verão, é convidativa para todos os animais da quinta e dos arredores, a passarem ali os dias longos das tão desejadas férias.

Libertos dos trabalhos escolares, Jimi e os amigos, apenas têm pequenas tarefas de ajuda aos pais em casa, além de continuarem a fazer a separação dos resíduos domésticos, a sua colocação no ecoponto e na pilha de compostagem, bem como, de apanhar o lixo encontrado na quinta e nas zonas envolventes, que alguns resistentes à cultura ambiental continuam  a lançar para ali, ou que é arrastado pelo vento.

Jimi, é agora um bocadinho mais crescido. Um patinho quase adolescente. Passou algum tempo sobre ele e sobre todo o mundo. Todos somos agora mais crescidos. Todos demos mais uns passos na nossa caminhada. 

Pouco passa das 10H30 da manhã, e todos os animais vão para junto da lagoa. Jimi estende a toalha e estica-se nela, e todos os seus amigos, com ou sem toalha, também se colocam da forma que acham mais confortável. 

Põem-se a recordar os momentos e as tarefas que levaram avante para conseguirem encher a lagoa. Ainda hoje se interrogam se o que aconteceu foi apenas coincidência, se foi um milagre, ou um grande agradecimento da natureza. Mas não importa qual o tipo de manifestação por parte da natureza. Importa, sim, a forma como se ela manifestou, e a lição que ficou em cada ser individual e no coletivo da comunidade. Hoje estão todos mais despertos para a problemática e para gravidade das alterações climáticas, e, também, muito conscientes de que é urgente agir.

Cápitulo I 

JIMI CONHECE  NINA

Enquanto todos se divertiam a jogar, contar anedotas ou a inventar feitos gloriosos de cada um, JIMI continua a estender o seu olhar na busca incessante de algo novo.   





* Ajudar uma senhora idosa a passar o tempo e encorajá-la a viver (a avó)
* Ajudar um jovem desmotivado com a escola
*


Avançar para os conteúdos

Histórico de chat


Sem comentários:

Enviar um comentário