quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Poema "Hoje não. Amanhã talvez!..."

Hoje não. Amanhã talvez!...


Se soubesse o teu caminho
tomaria sempre um rumo diferente do teu.
Um rumo que nos permitisse ver olhos nos olhos
e pudéssemos apenas fitar os olhares receosos,
como a fera e a presa, e a presa e a fera.

Esta bilateralidade do ver teria de ser mantida e respeitada.
Eu tentaria escapar sempre às tuas investidas
e tu recear-me-ias pelo meu olhar decidido,
porque não era chegada ainda a hora para o nosso encontro.

E que ninguém se permita a decidir por nós,
forçando encontros inusitados pelo caminho,
num caminho que não quero nosso, o meu e o teu.

Quem sabe se um dia não possa mudar de linha…

E, no meio dos meus cansaços de viver só,
no meio das minhas angústias e dores dilacerantes,
no meio da poeira dos meus versos secos
ou dos invernos -infernos- gelados e soturnos,
nas incoerências da chegada do rio
a um mar revolto de dor e lágrimas salgadas,
e neste meu solitário e já penoso caminhar,
possa dizer a alguém que nos junte o caminho…

E será como que o fim do mundo.

E a fera... a fera atingirá mortalmente a sua presa.

José António de Carvalho, 20-fevereiro-2020
Pintura de Monteiro da Silva



2 comentários: