domingo, 21 de março de 2021

Poema "POESIA, O QUE TE DOU?"

A minha participação no programa "Livro Aberto" da Rádio Voz de Alenquer, emissão das sextas-feiras, 19 e 26-março-2021, da autoria da amiga Ana Coelho, rubrica "Criatividade Sem Limites", Tema: "Poesia, o que queres tu?".

Os poemas alusivos ao Dia Mundial do Livro e enviados para este programa da RVA foram editados em livro, dando lugar a uma pequenina mas significativa Coletânea de Poesia, de 46 autores.

Participei com este poema  no XXXVI Encontro de Poesia do Grupo Arte & Literatura Recanto da Poesia, tema: "Fale com seus versos em liberdade", a convite da amiga Nilma Soares.



POESIA, O QUE TE DOU?

Ai se eu soubesse o que te enche de vida…
faria caminho em secos desertos,
romperia céus em palavras redondas
para não ferir puros sentimentos.

Soubesse eu o som das tuas melodias,
que as manhãs cantariam radiantes
em cânticos de encantar os meus dias,
beijaria mares de sobressaltos
e calaria as dores das angústias.

Soubesse eu as sílabas que pronuncias
entre lábios, as tónicas do verso,
silêncios das palavras que anuncias
a sorte do poema ainda no berço.

Assim, por mais que queira, diga ou faça,
velha alma sempre cai em graça ou desgraça,
gume de faca com que o vento traça
e corta a meio o sonho, a fantasia,
a asa que te faz voar, poesia… 

José António de Carvalho, 17-março-2021


https://youtu.be/hQmTmgzKKIc













2 comentários: