quinta-feira, 30 de abril de 2020

Poema "TRAIÇÕES DO TEMPO"

Poema dito por Ana Coelho na Rádio Voz de Alenquer, no dia 01-maio-2020, no programa "Livro Aberto".



TRAIÇÕES DO TEMPO

Sonhos que o tempo levou,
Sonhos que no tempo vão.
Mas o tempo também tem contratempos…
Perguntam vocês: Qual a razão?

E o tempo, que se antecipa ao tempo, começa a dizer:

- Neste caminho que faço,
deixo que as pessoas vivam no sonho,
para que, logo a seguir, me farte de rir
quando todos, todos os sonhos desfaço!

Oh! que tempo este tão tempestuoso,
Que os sonhos gosta de destruir.
Mesmo que vá por caminho virtuoso,
Tudo faz para que dele tenha de sair!

Não é que o tempo matreiro
Me disse para em casa me meter...
E que ainda me daria dinheiro
Para nada ter que fazer?!

E acrescentou:
- Toma dinheiro e põe-no a render!

E, assim, pus-me a escrever.
Prosa e verso, era indiferente.
O Importante é escrever o que se sente…
Dar asas ao voo do pensamento
E voz ao mais profundo sentimento,
Até ficar nu de tanto empobrecer.

José António de Carvalho, 29-abril-2020
Foto de Conceição Silva





4 comentários:

  1. Simples, real e bonito. Deveras de muito agradavel leitura. Gratidao.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do seu poema!! Gostaria de compartilhar-lo no meu site de poemas? Segue-o: https://pcpoemas.com.br/gerencia_poema.php

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Caro amigo Paulo Resende! Tentei aceder ao seu site e não consegui encontrá-lo!

      Eliminar