terça-feira, 28 de abril de 2020

Poema "POEMA À MÃE – NO SEU DIA"

Poema dito por Manuel Sanches na Rádio Cidade Hoje, no programa "As nossas raízes" , do dia 02-maio-2020.


POEMA À MÃE, NO SEU DIA

(03-05-2020)

Enquanto a vida nos mantiver juntos
Com longínquo horizonte por destino
Falaremos de todos os assuntos…
Sorrirei, porque ainda sou o teu menino.

Falaremos do nosso crescimento
E das vicissitudes desta vida,
Do tempo: da chuva, sol e do vento.
Oh mãe!... És sempre a nossa tão querida!

Meus olhos, sempre que olho para ti,
Felizes de não verem a tua idade,
Só veem o teu rosto se sorri,
Na procura da tua claridade.

Dizes-me que te custa, que não podes.
E eu penso que estás apenas cansada
Por tanto trabalhares, e não deves.
Oh mãe! Não me digas… Não digas nada!

Fiquemos no silêncio e na alegria
De viver este amor de mãe e de filho,
E quando, Mãe… quando é o teu Dia,
Nasce nos meus olhos um novo brilho…

Mais um dia… e a vida a fugir, lá vai...
Ainda te dedico mais esta quadra,
Se és Mãe, agora, és também o Pai,
Que, de onde está, nos vigia, ama e guarda.

José António de Carvalho, 28-abril-2020
Foto: Apresentação do meu livro no Auditório do Centro de Estudos Camilianos em Seide S. Miguel










8 comentários:

  1. Lindissimo poema! A minha mae ja nao esta, mas agradeco em nome dela. Bem Haja poeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, amiga Ana Costa Silva! O poesia é universal e será para todas as mães do mundo! Um abraço.

      Eliminar
  2. A melhor homenagem à tua mãe e minha tia. OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário primo ou prima! (Gostaria de saber qual é o primo ou prima que tem vindo a comentar os meus poemas ao longo deste tempo, e não sei. Diz-me pelo msg. Muito obrigado!)

      Eliminar
  3. Um presente especial!
    Para todas as Mães com ternura e encanto, as lindas palavras escritas com grande sensibilidade e beleza por José Antônio de Carvalho, o Poeta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga escritora Marisa Relva Camacho! Este poema é também para si e todas as mulheres mães do mundo! Um abraço.

      Eliminar
  4. Lindo! Parabéns
    Ana Mendes

    ResponderEliminar