sexta-feira, 8 de maio de 2020

DEZOITO QUADRAS



 DEZOITO QUADRAS


***

Eu vi uma mulher tão triste
Porque não faz o que quer
Pensa que este mundo existe
Para agradar à mulher.

***
Os ventos levam as folhas
Os namorados as filhas,
Já não se fazem escolhas,
Ficam problemas às pilhas.

***
Com a chegada do Outono 
Transbordo em nostalgia, 
O que me enche de sono 
Pra não ver o que me arrelia.

***
Tanta gente anda perdida 
Aí pelo mundo fora, 
À procura de uma vida 
Para quem nele não mora. 

***
Gente de grande sucesso 
Com um grande ego e poder, 
Quantas vezes eu lhes meço 
Como é que pode ser?!... 

***
Não bate a letra e o refrão. 
O refrão, que é a vida.
Querem mais do que lhes dão 
E acham que é merecida. 

***
E quando se lhes pede algo 
Acham que o mundo desaba, 
Dar, não é para fidalgo, 
Se der, o fidalgo acaba. 

***
Por aqui vou-me calando. 
Mudez não é dizer pouco, 
Se é neste mundo que ando, 
Mesmo sendo um mundo louco.

***
Neste pico de calor 
que nos chega no Verão,
convém ter algum rigor, 
algum amor à nação. 

***
Os fogos são mais que infernos 
que por cá temos na Terra, 
vivamos onde vivermos 
vamos declarar-lhes guerra. 

***
Este calor tudo mata 
Ao contrário do do amor, 
Que na temperatura alta 
mais bem nos traz o calor.

***
Se no teu colo adormeço,
Que conforto que ele tem.
Nunca pensei se o mereço,
Mas sei que me sabe bem.

***
Busco o que nunca procuro
Por preguiça e meu cansaço.
Bom futuro não me auguro
E dos sonhos me desfaço.

***
Convém sermos recatados
Se falamos a respeito…
São espinhos espetados
Faltas que trago no peito.

***
São como imagens gravadas
Na tua alma apaixonada
Teu paraíso e teus nadas
De carícias tão ansiadas.

***
Do teu voo irregular,
Tuas asas remendadas
Ainda se podem quebrar
Nas ilusões mascaradas.

***
O que fazem acham lindo,
São crianças a brincar,
Mas a vida vai fugindo
Sem caminho pra voltar.

***
É assim que sempre aprendo
Pouco a pouco, vamos indo,
P'lo caminho vão dizendo...
Só os escuto dormindo.

José António de Carvalho, 08-maio-2020


Quadras de António Aleixo
na Voz do saudoso ator Mário Viegas (Clique no link, vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=ilWmtAUQ_Es


(Estátua do poeta popular em Loulé)

10 comentários:

  1. Bonitas quadras e feitas com o rigor das 7 sílabas, como devem ter as quadras populares- Exceção feita a esta: "São essas imagens gravadas"
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio e pela chamada de atenção, amigo das letras Joaquim Sustelo!
      Agora que fiz alteração, gostaria de sábia opinião!...
      Muito obrigado!
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Agora que fez a alteração, pois está bem feita. A minha opinião não é sábia, limito-me à contagem das sílabas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo das letras Joaquim Sustelo!
      Mas conta as sílabas sem enganos. Eu conto e engano-me muitas vezes. Também já vi critérios diferentes na contagem.
      Um abraço.

      Eliminar