sábado, 30 de maio de 2020

Poema "SONHOS DE PRINCESA"

Poema dedicado à artesã Sandra Escudeiro, pela sua arte de fazer obras geniais a partir de pequenos pedaços de trapos. 


SONHOS DE PRINCESA 


Quero ter corpo bem delineado,
Longo, pra parecer uma princesa,
Depois do tecido todo cortado
Coloca os bocados sobre uma mesa…

Une-os bem devagar, e com leveza
Usa a agulha fina para os coser,
E no meio de tanta macieza
Não me vai custar nada, nem doer.

Embaraço-me nas mil e uma pregas
E dobras. Quero ter dedos e laços.
Perco todos os meus medos nas nesgas
De pano onde se desenham meus traços.

Meus sonhos são feitos em brandos vincos,
E vais colocando o coração e dedos,
Umas orelhas pequenas e brincos,
Sussurras-me nelas belos segredos.

Quero ter o meu sorriso profundo,
Uma ténue ruguinha na bochecha,
Ter um olhar verde para o teu mundo
E para a natureza que se queixa,

Do Homem e dos seus escabrosos atos
Que matam natureza e os teus irmãos.
Mas eu, uma simples princesa de trapos,
Nasço em gestos d’arte, em tuas mãos!


José António de Carvalho, 29-maio-2020
Dois anjos em tecido de Sandra Escudeiro




4 comentários: